segunda-feira, 15 de novembro de 2010

FUNÇÕES BÁSICAS DA ORGANIZAÇÃO

A administração se faz presente desde a antiguidade. Podemos verificar que já havia elementos capazes comprovar planejamento, coordenação e organização de milhares de trabalhadores em suas funções.
O Planejamento é a função administrativa que antecipadamente determina quais os objetivos e o que deve ser feito para alcançá-los. Assim, o estabelecimento dos objetivos é o primeiro passo do planejamento. Há uma hierarquia de objetivos para conciliar os diferentes objetivos simultâneos em uma empresa, indo desde os objetivos organizacionais, as políticas, as diretrizes, as metas, os programas, os procedimentos, os métodos e as normas.
   A organização é a função administrativa que consiste no agrupamento das atividades necessárias para realizar aquilo que foi planejado.
    A direção é a função administrativa que orienta e indica o comportamento das pessoas na direção dos objetivos a serem alcançados. É uma atividade de comunicação, motivação e liderança, pois refere-se basicamente a pessoas.
     O controle é a função administrativa que busca assegurar se aquilo foi planejado, organizado e dirigido realmente cumpriu os objetivos pretendidos. O controle é constituído por quatro fases: estabelecimento de critérios ou padrões, observação do desempenho, comparação do desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva para eliminar os desvios ou variações.

4 comentários: