segunda-feira, 15 de novembro de 2010

NIVEIS DE INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A tomada de decisão é necessária em todos os níveis da organização.

Nível Institucional é aquele que determina os objetivos da organização como um todo, seus propósitos e direção. Onde a tomada de decisão estratégica é tarefa exclusivamente da alta gerência. As decisões tomadas nesse âmbito também determinarão como a empresa se relacionará com os ambientes externos. A decisão geral de se produzir um cereal matinal ou de se entrar em um mercado novo são exemplo de decisões estratégicas.
 Nível Gerencial – são decisões  tomadas em um nível mais baixo do que as decisões estratégicas. Normalmente são tomadas pela gerência intermediária, como gerente de divisão ou de departamentos. Essas decisões envolvem o desenvolvimento de táticas para realizar as metas estratégicas definidas pela alta gerência. As decisões táticas expressam as metas organizacionais de uma maneira departamental  específica. Portanto decisões táticas são mais especificas e concretas do que decisões estratégicas e mais voltadas para a ação. A decisão de produzir um tipo específico de cereal matinal, digamos um cereal de frutas e fibras, é um exemplo de decisão tática.
            Nível Técnico - são as decisões tomadas no nível mais baixo, ou supervisional, de uma empresa e se referem ao curso de operações diárias. Essas decisões determinam a maneira como as operações devem ser conduzidas – operações desenhadas a partir de decisões táticas tomadas pela gerência intermediária. Essas decisões referem-se à maneira mais eficiente e eficaz de realizar as metas estabelecidas no nível médio, as decisões táticas tomadas pelos gerentes intermediários.  No exemplo de cereal matinal, uma decisão operacional seria produzir 10 mil caixas de 500 gramas a cada semana.

2 comentários: